
A Voz
A nossa voz é um dos meios privilegiados de interação humana. Constitui-se no modo básico de comunicação entre as pessoas. Ela é produzida pela laringe a partir de um som básico chamado de “buzz”. Encontramos nessa laringe duas dobras formadas por músculos e mucosa. São as chamadas PREGAS VOCAIS ou mais popularmente CORDAS VOCAIS. Na produção da voz, essas cordas se unem e vibram. Você pode sentir essa vibração colocando sua mão no pescoço enquanto fala. Depois, o som percorre um importante trajeto entre a boca, o nariz e a caixa craniana que funciona como um amplificador do som gerado na laringe. Destaca-se também, a função dos lábios e língua, para que o som primordial seja entendido como linguagem falada.
Talvez você já tenha percebido, temos uma voz para cada ocasião: em casa, na escola, na intimidade, nas alegrias e nas tristezas. Podemos modificá-la tornando-a mais limpa, mais grossa, mais fina, mais melosa, mais rouca, etc. Essas modificações ocorrem de maneira quase que inconsciente, alterando-se alguns moduladores do trato vocal. Em muitas ocasiões, fazemos o uso incorreto desses moduladores pondo em risco a saúde de nossa voz.
Cuide bem da sua voz


-
A hidratação da garganta é fundamental para uma boa voz, por isso, beba água constantemente, principalmente durante o uso prolongado.
-
Aqueça e desaqueça a voz.
-
Use roupas que não apertem seu corpo ou pescoço. Quanto mais confortável se sentir, melhor para a sua voz
-
Evite usar remédios tipo sprays e pastilhas, elas “aliviam” a dor, mas ressecam as pregas vocais e encobrem algum problema que esteja tendo.
-
Não beba leite, chocolates e bebidas gasosas antes do uso prolongado da voz. Elas aumentam a secreção da garganta.
-
Não fume, o cigarro resseca todas as mucosas do nosso corpo, faz mal para os pulmões e faz com que a voz fique ríspida.
-
O álcool também resseca a mucosa da prega vocal deixando a voz ríspida, evite bebidas alcoólicas, assim como remédios que contenham álcool (aqueles sprays para a garganta geralmente contém álcool).
-
Não pigarreie. Isso faz com que as pregas vocais batam uma na outra com a maior força. Para retirar o pigarro, faça exercícios de vibração e beba água, com o tempo ele diminui. Pigarrear só aumenta a quantidade de pigarro.
-
Não abuse da sua voz. Falar em locais com som alto, cantar sem microfone (quando o ambiente pede o uso deste), falar ou cantar quando estiver rouco e gripado, tudo isso lesiona a sua musculatura e pode causar danos sérios nas suas pregas vocais.
-
E por último, se sentir alterações na voz durante o canto ou a fala, procure um especialista, existem terapias para melhorar a voz.
ROUQUIDÃO NÃO É NORMAL!
Como vai a sua voz?
Através da voz podemos expressar nosso sentimentos, pensamentos, emoções. Mas pouco paramos para pensar nos cuidados que devemos ter com ela. Muitos são os problemas gerados pelo mau uso ou abuso vocal. Elaboramos um pequeno teste para que você identifique como vem usando sua voz e se tem possibilidade de desenvolver problemas vocais pelo uso inadequado dela.
MAS LEMBRE-SE: ESSE TESTE NÃO É CIENTÍFICO. Serve apenas para alertá-lo quanto aos riscos do uso inadequado da voz. Cada caso é um caso, e para maiores informações você deverá procurar um fonoaudiológo para te orientar, ok?

Faça o teste on line agora:
https://www.onlineassessmenttool.com/como-vai-a-sua-voz/assessment-35122
Para saber mais sobre os cuidados com a voz e sobre tratamentos,